quinta-feira, 6 de agosto de 2009

História da Psicoembriologia a Gestação Dirigida e Psicanálise Dinâmica


UMA BOA EDUCAÇÃO DEPENDE DE UMA BOA GESTAÇÃO E TAMBÉM DA REEDUCAÇÃO DO ADULTO



A psicoembriologia tem por caráter uma formação de qualificação para aplicar a Gestão Dirigida em uma gestante.

Psicoembriologia é um trabalho desenvolvido pelo Professor e Psicanalista DrºWilson Ribeiro.

Ele trouxe uma inovação à Psicanálise na teoria freudiana do aparelho psíquico do ser humano, incluindo a fase umbilical como primeira fase. Através de pesquisas realizadas pelo autor, o mesmo afirma que está fase antecede as fases do aparelho psíquico, descobertas por Freud nas fases: oral, anal, fálica, latência, e genital.

Ela é uma Ciência que aborda e trabalha com o Homem Psíquico através de um sistema psicobioenergético e psicobiofísico.

Utilizada de forma preventiva, aplicada à gestante, mediante o método da Gestação Dirigida, e, por extensão, ao embrião, o qual está intimamente ligado à mãe, através do cordão umbilical.

A psicoembriologia se preocupa com a vida do novo ser desde o primeiro instante da concepção, partindo do principio de que o ser humano tem vida desde o momento em que a célula zigoto começa a se formar.

E teve inicio com as primeiras pesquisas e estruturação na década de 1960. O seu lançamento, porém, remete-nos a um período posterior, 1976, em São Paulo, com a publicação do livro do autor Wilson Ribeiro:

“A vida antes do Nascimento – Gestação Dirigida”, editor Ícone, concomitante à formação da Sociedade Internacional de Psicoembriologia (SIP).Nele o autor fala sobre a necessidade que lhe perseguia de “reparar” as queixas de sua mãe, mentalizadas pelo “tabu” social do parto dolorido. Ele admite ter criado um complexo de culpa, pelo quanto sua mãe falava de ter-lhe dado à luz com dores, além do que, um parto que precisou recorrer ao ferro – método fórceps –para que ele pudesse nascer.

É obvio, que os recursos da medicina de então eram insuficientes para recorrer à alternativa, como pudesse ter sido uma “cesariana”.

No Brasil, merecem destaque as experiências da Gestação Dirigida, realizadas em Lages – SC, através da Psicoembrióloga Zenaide Castro, a qual já beneficiou milhares de crianças; em São Paulo, a aplicação da Ginecologista e Psicoembrióloga Dra. Lucia Chnee Posdnyakov é realizada com êxitos.

Na Argentina, através da Psicoembrióloga, Gloria Bertotto, a Psicoembriologia encontrou respaldo na medicina: diante da dificuldade de uma parturiente o autor teve a oportunidade de realizar na Argentina, palestras para fundamentar o conteúdo da Psicoembriologia, obtendo o respaldo oficial para o registro de sua teoria, bem como, para editar seu livro naquele País.

As Igrejas Católicas, notificadas do evento ocorrido, apoiou explicitamente o método, promovendo palestras e cursos para pais e alunos das escolas do ensino fundamental. Em Mendonza, passou a ser conteúdo integrante do curso de noivos.

A Psicoembriologia tem sido utilizada por profissionais de outros países como Itália (Roma), USA (Miami) e outros. Na Holanda, é disciplina informativa do currículo de medicina. Em Portugal o autor Wilson Ribeiro obteve condições favoráveis à divulgação de seu trabalho. Enquanto o realizava, deparou-se com um médico-psiquiatra de uma escola francesa ligada à gestação que fazia um estudo semelhante, porém de cunho espiritualista – a Galvanoplastia Espiritual.

Os médicos participantes do encontro de Psicoembriologia apoiaram o trabalho do Professor. Wilson Ribeiro, e lhe pediram reciprocidade quanto à teoria desenvolvida por eles, ao que, o psicoembriólogo manteve resistência por não querer unir ciência à religião.

Pelas suas teses o Dr. Wilson Ribeiro recebeu vários prêmios, títulos e doutoramento honorista da Universidade e Academia de Ciências. Foi membro efetivo da Academia de Ciências de Psicanálise Internacional Association of Spiritual (Israel e França).

Em 1982 ganhou o Mérito Cientifico da Academia de Ciências de Roma. Foi membro de varias Academias de Ciência ao redor do mundo.

Ele está biografado no “Who i Who” americano e em várias enciclopédias biográfica, editora de Londres. Wilson Ribeiro que era o Embaixador do PARLAMENTO MUNDIAL para o BRASIL foi elevado em 10-11-02 por Ato da Presidência Mundial, para o alto posto diplomático de Embaixador das Américas.
O psicanalista brasileiro é o Criador da Psicoembriologia e da Psicanálise Dinâmica, e foi professor Visitante da Universidade de Bayone, na França.

O professor Wilson Ribeiro-psicanalista por mais de 25 anos foi um dos poucos psicanalistas que herdou a SUCESSÃO “Freudiana” como Psicanalista Didata (aquele que está autorizado a formar novos psicanalistas), tendo recebido tal sucessão das mãos do ex-representante oficiai Viktor Frankl, no Brasil, o último dos alunos de Freud e presidente da Sociedade Médica de Psicoterapias, de Viena o Professor Drº Shlomo Zekhry.

O Professor Drº Shlomo Zekhry é autor da Psicanálise Transcendental, foi ele quem concedeu a sucessão ao Professor Wilson Ribeiro em 3º Grau da Geração Freudiana como Psicanalista DIDATA.


Nota: A Formação de um Psicanalista “Freudiano” é reconhecida em todo o mundo, através do Atestado de Alta em Psicanálise Didática, por um sucessor legitimo, com exames no SINPESP para realizar uma avaliação de conhecimentos de todos aqueles que, obtendo o grau de psicanalista, pretendam dedicar-se ao exercício de atividades privativas da psicanálise, protegendo os interesses da população que não deve ficar sujeita a atuação de profissionais desqualificados.

Sendo assim tenho minha Formação em 4º Grau como Psicanalista .

O Drº Wilson Ribeiro faleceu em 10/11/2003 deixando sua contribuição para a Psicanálise através da Psicoembriologia e Psicanálise Dinânimica.

O foco da Psicanálise Dinânimica se estrutura num problema focal como uma perspectiva que se verifica a partir de um determinado sintoma.

Uma situação que se torna presente na vida do sujeito, diante da qual e por motivo de cuja ação descompensadora surge ou pode surgir alguma dificuldade de índole psíquica que opera como obstáculo para o indivíduo alcançar um resultado adequado.
Estaríamos então diante de uma situação-problema, situação-crítica, situação-obstáculo, situação-desencadeante, as quais podem ser representadas por situações da vida do sujeito como um exame, uma cirurgia pré-agendada (eletiva), a perda de um parente querido, uma crise evolutiva como a adolescência, crise de relacionamento amoroso, transição profissional etc.

Tratamos então de fatos que são manifestos e objetiváveis, de forma que a presença destes conflitos momentâneos pode levar o paciente a inibições, bem como a uma diversa sintomatologia (ansiedade, medo, depressão, distúrbios corporais, etc.).

Onde na prática terapêutica: todo o foco tem um eixo central, que geralmente é definido como sendo o motivo da consulta.

Ligado ao motivo da consulta, existe um conflito nuclear exacerbado, o qual se insere em uma situação grupal específica.

Dessa forma, podemos entender que: motivo da consulta mais conflito e urgência, exigem um método eficiente com o benefício de eliminar o sofrimento catártico, dinimuindo o tempo de análise, possibilitando o exercício da análise para uma terapêutica em determinado sintoma, mas há ainda muito por se fazer e descobrir, haja visto o desenvolvimento da Neurociência que hoje trabalha em conjunto com a Psicanálise através da Neuropsicanálise que avança em descobertas e confirmação das teorias Freudianas.


Leila Uzzum – 07/08/2009

Um comentário:

Leila Uzzum disse...

" Possuo um coração criança e Adorodepsertar a Criança interior que há dentro de cada um ...."