domingo, 1 de abril de 2012

COMO NASCE UM PARADIGMA




             Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro pôs uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
            Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco IA subir a escada, oS outros o enchiam de pancada.
              Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.
          A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram. 
           Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo primeiro substituto participado, com  entusiasmo, na surra ao novato. 
           Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
         Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.
           Se fosse possível perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui...”.
            Não percas a oportunidade de passar esta história para os teus  amigos, para que, de vez em quando, se questionem por que fazem (ou não fazem) certas coisas, acreditam ou não em coisas só porque os outros acreditam! 


        "É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO” 
                                              (Albert Einstein)
  


Paradigmas são vistos como realidades por cada indivíduo. São verdades imutáveis. Ao analisarmos qualquer evidência vemos sobre a ótica do nosso paradigma e achamos conclusões reais baseadas nela.
Exemplo: todas as religiões encontram na mesma bíblia respostas para o paradigma que têm como referência. Quem está certo? Todos. Tudo depende do paradigma.



Princípios conduzem a conduta humana. Princípios são universais e não podem ser mudados. Posso citar como principio a imparcialidade, a honestidade e a justiça. Porém um princípio pode sofrer influencia de um paradigma. Ao se procurar fazer justiça há como base um paradigma.
Como mudar um paradigma?

O primeiro passo é entender que existem princípios e paradigmas. Devemos sempre respeitar os princípios e nos perguntar se estamos agindo com base em um principio puro ou o mesmo sofre influência de um ou mais paradigmas.
O segundo é reconhecer que existem várias “verdades” e que a minha é apenas uma delas.
O terceiro é colocar-se no lugar do outro, é tentar ver o mundo pelos olhos do outro.
O quarto é querer mudar.
O quinto é agir com coerência. No começo não parecerá natural, somente com o passar do tempo você irá se acostumar e a interiorizar a mudança.
Isso poderá levar anos.
Pense Nisso...