domingo, 15 de junho de 2014

ESCOLHENDO CAMINHOS



Imagine que você está viajando e se depara com uma grande muralha com três portas e na frente dela existe um guarda. Cada uma das portas leva a caminhos diferentes: o caminho que te leva aonde você quer chegar, o caminho a um destino diferente do planejado e o caminho que te leva a uma rua sem saída. Você tem que escolher apenas um para continuar, só que você não sabe qual é a porta que te leva ao seu destino, e o guarda não te permite voltar atrás. Você tem apenas uma chance, e agora?
Nesse momento você gostaria que alguém te dissesse para onde ir, qual o caminho que é ideal para você. Pois se você fracassasse, a culpa não seria sua; afinal esse era o caminho certo, verdade? Não é bem sim. Frequentemente, em nossa vida, esbarramos com difíceis escolhas e, muitas vezes queremos que alguém nos diga que decisão tomar. Misticismo, religião, astrologia... Podem até falar para onde temos que ir, mas não quer dizer que esteja certo.
Afinal, caminho certo não existe. Se você tem que começar um negócio, por exemplo, você pode levar seu projeto adiante, ou deixa-lo no papel. Caso você escolha a primeira, ela pode te levar ao sucesso, a estabilidade ou ao fracasso; e olha só, são os três caminhos. E se você escolher nem tentar, nunca vai saber o que vai dar. Mas aonde quero chegar é: independente de que caminho nós escolhemos, não importa; o importante é que escolhemos porque queríamos e não por que alguém nos disse o que devíamos fazer.
Somos responsáveis por nossas escolhas, temos que aceitar que fracassamos, mas que também podemos ter sucesso; e que a responsabilidade é apenas nossa. Não é bom ser dono do seu próprio destino? O fracasso pode ser nossa culpa, mas os méritos também são; e outra, o erro de hoje pode ser usado para que acertemos amanhã. Thomas Edson, famoso inventor da lâmpada, disse certa vez que a cada tentativa que fazemos nos aproximamos do que queremos, e que se soubéssemos o quão próximos estávamos da conquista, jamais desistiríamos.
Então, escolha o caminho, e se este for sem saída, destrói o que te impede a passagem e crie outro pra você. Afinal, realmente não podemos voltar na estrada, mas podemos seguir outra ou criar uma para um destino novo, basta querer. Logo, vamos querer as coisas e escolher por nós mesmos o que vamos fazer. Nossa rota nessa vida a gente é quem cria; aonde vamos chegar, vai depender do que escolhemos.