quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DEIXANDO DE SER GERENTE PARA TORNAR-SE LIDER

O gerente não lida apenas com capital ou dinheiro, com máquinas ou equipamentos, mas trabalha sobretudo com pessoas. É através das pessoas que o gerente consegue a execução das tarefas, a alocação dos recursos materiais e financeiros, a produção de bens ou serviços, bem como o alcance dos objetivos organizacionais. Daí a sobrevivência e o sucesso da empresa. Ao lidar com pessoas, a principal habilidade e ferramenta gerencial que emerge é a liderança.


Perfil do Líder


COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

São conhecimentos acerca da empresa e suas interações no ambiente interno e externo.


COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS

São as habilidades que possibilitam as interações com o outro, visando melhoria das relações e dos resultados.


COMPETÊNCIAS INTRAPESSOAIS

São características e valores pessoais que têm impacto nas competências interpessoais e organizacionais.


“Liderança começa na escola...”
por J.C. Benvenutti

Formado em economia pela UFPR, Pós-graduado em Marketing. É hoje um dos mais requisitados profissionais especialista no fator humano das empresas. Sua atuação no Brasil e no exterior tem trazido proveituosos resultados às empresas. Sua vivência e dedicação aos estudos e pesquisas, o faz uma das maiores autoridades no assunto. Co-autor do livro "Marketing de Serviços - by ESPM", co-autor do livro "Segmentação de Mercado - by Editora Nobel. Membro da Americam Creativity Association – USA.

J.C. Benvenutti mostra as características do líder em palestra de abertura do FórumRH

Com um estilo muito peculiar, que mistura os conceitos teóricos como piadas, ironia e muito humor, J.C. Benvenutti, professor universitário, conferencista e consultor empresarial e especialista no fator humano nas organizações, abriu a série de palestras do 12º Fórum RH com um grande resumo sobre o tema do evento, que é a questão da liderança.

Ele explicou que é tão difícil achar lideres nas empresas justamente porque isso não é ensinado nas escolas. "Qual a hora mais temida nas escolas? A prova. E como se chama o trabalho em equipe nas provas? Cola. Ou seja, você é ensinado desde cedo que não pode trabalhar em conjunto com os colegas e passar seu conhecimento", esclarece.

Benvenutti explicou que o sucesso pessoal, profissional e mesmo da empresa está resumido a uma única equação:

R= (C+H) L

Sendo que R é o resultado, C são as competências, H as habilidades e L, a liderança. O resultado do seu trabalho depende de você somar as suas competências e habilidades, que multiplicadas pela liderança dão o resultado total.


Confira agora as características que, segundo o especialista, formam um líder completo, e as devidas explicações sugeridas por ele:

1. Caráter - pessoa que fala e age de forma coerente

2. Carisma - capacidade de ser aglutinador de pessoas

3. Comprometimento - quem faz é diferente de quem sonha, ter comprometimento é estar disposto a fazer algo

4. Comunicação - uma boa comunicação pede um ambiente claro e propício

5. Discernimento - deve ser regido por valores, não são apenas por maneiras

6. Foco - quanto mais nítido, mais preciso ele é

7. Generosidade - uma vela acende a outra e nenhuma se apaga

8. Iniciativa - fazer acontecer, se não der certo volta e tenta de novo

9. Escutar - para se conectar aos corações, escute!

10. Paixão - fundamental, é o combustível da vida

11.Atitude positiva - é preciso pensar positivamente para que as coisas dêem certo

12. Resolvedor de problemas - diante de um problema, você precisa se perguntar sempre: "o que eu aprendo com isso"? Ou você enfrenta o problema, ou se curva diante dele. Não faça como muitas pessoas que pagam "consórcio de desgraça", e ficam anos sofrendo pelo mesmo problema.

13. Relacionamentos - quando você se dá bem com os outros, estes conseqüentemente vão se dar bem com você também

14. Responsabilidade - ter posição na empresa, saber trabalhar em equipe, jogar junto

15. Seguro - ter consciência das suas competências e fragilidades, e saber que a diversidade é importante, principalmente no ambiente corporativo

16. Autodisciplina - saber liderar a si mesmo

17. Provedor - é aquele que sabe amar mais seus colaboradores do que seu próprio cargo

18. Aprendiz - quanto mais sei, mais sei que nada sei. O importante é aprender sempre e entender que saber algo não pressupõe que você não tenha mais nada a aprender sobre aquilo

19 - Visão - nós somos do tamanho dos nossos sonhos. Se alguém sonha medíocre, vai acabar fazendo coisas medíocres


Conclusão

Com um tema tão amplo e sempre atual, procuramos nos relacionar e acompanhar junto com a classe, através da pesquisa, em que Perfil de Liderança nos encontramos.

Procuramos abordar também como referência em nossa pesquisa a tese do conferencista J.C. Benvenutti, em que, como já vimos ele questiona ironicamente o grande problema da liderança já dentro da formação do profissional.

Podemos sentir também que a liderança está presente em qualquer meio onde se haja concentração de pessoas. Nesses casos podemos verificar a liderança em vários graus e facilmente identificar o líder, seja num problema a ser solucionado; seja num trabalho de escola; seja dentro da família; num jogo de futebol, enfim, a liderança está presente em todos os meios e em diferente grau de intensidade, movidos pela razão ou pela emoção.

Dentre as diversas qualidades observadas para a liderança acontecer, observamos duas que seriam fundamentais:

A sensibilidade, em que o líder consegue antecipar os pensamentos e as emoções de seus companheiros, para assim definir a melhor opção em cada momento.

A Iniciativa, pois de nada valer-se-ia um lider com um mundo de conhecimentos, carisma, responsabilidades, etc. se ele não tiver a iniciativa, ou a ação de começar a fazer algo. Portanto, é a razão e emoção e, ir e fazer!

Sites pesquisados:

www.vocesa.com.br
www.possibilidades.com.br
www.inicacaotd.com.br/profissionais
http:/student.dei.uc.pt/~mafonso/ge/index.html
Material de R.H. da Empresa Cal Itaú, unidade de Itapeva-SP