sexta-feira, 29 de abril de 2011

TRÊS IMPULSOS




Tenho em mim impulsos fortes que me movem na vida: sou ansiosa pelo amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade.

Quando mais nova os sentimentos procuram o conhecimento verdadeiro, simples e direto, e ele se apresenta com toda a sua explosão, com forte desejo, de impedir a parte racional do ser humano de elaborar novas visões. 


Nessa idade, o sentimento do amor é como mágica, ou conto de fadas com um objetivo primário e pessoal a revelar à mágica como única solução.

Porém a busca do ser humano pelo conhecimento, não é determinada pela sua idade ou situação econômica, mais simplesmente pelo andar da própria vida, pois ela se torna indispensável para a sobrevivência.

Então conhecer a si mesmo e aos outros e o primeiro nos ajuda a compreender a sociabilidade do ser humano com tudo que lhe rodeia e este descobre valores no desconhecido.

Que  neste momento  alcança segurança para dizer: “Eu sei”.

Vê que  os anos vão passando, e este se põe em busca do amor perfeito, do eterno conhecimento, pois o ser humano é governado pelos sentimentos e não consegue ser tolerante consigo mesmo ou com os parentes mais próximos, mais sim com a sociedade, até cala-se perplexo diante das atrocidades,  pois parece não identificar-se com aqueles seres.

A piedade é um sentimento do homem que prevalece diante das injustiças da sociedade que o homem mesmo criou.

Por isso, são estas três paixões que me movem, já que conheci e experimentei todos os sentimentos, compreendi suas funções e objetivos  mesmo que fossem eles positivos ou negativos e intensos, leves e  longos , rápidos  e fortes ou fracos.

Foram eles que possibilitaram me ensinaram as Artes das Artes, da Ciência, da Tecnologia, da Língua escrita e oral. Ensinaram-me a viver o mistério da vida.

Assim escolhi então viver a vida intensamente até o fim de meus dias, ainda que ela possua indecifrável mistério, ainda que ela não me permita conhecer tudo, compreender tudo, mas continue me ensinando a amar a todos.



Leila Sl  Ribeiro Uzum