quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NO CRESCIMENTO DO SER HUMANO





A família é fundamental para o crescimento do ser humano.Ela é a matriz que nutre fisica e emocionalmente a pessoa, nela aprende-se a entrar em relação com as demais pessoas, mediante linguagem e as diretrizes da socialização; a família é a "REDE" sobre a qual é tecida a personalidade.
Todos carregam consigo os vínculos primordiais estabelecidos com os pais, que são tidos em parte como determinantes de ação e, medianteo exercício de liberdade, o sujeito constrói um projeto próprio, que por sua vez servirá como referência para os filhos.
É importante à família conseguir um estilo para promover os filhos de modo suficientemente saudável.
As funções das famílias são diversificadas.Compete a mãe zelar pela proteção direta e a nutrição dos filhos; ela é o sustento mais próximo dos filhos pela ternura de que é dotada.
Ao pai compete a ligação com o mundo e à sociedade, ele é quem introduz a criança no meio externo e lhe garante segurança. Estes papéis são Flexíveis e precisam sê-lo para o equilíbrio familiar adequado.
Os avós , também tem o papel de representar a ligação com o passado da família que eles personificam, por isso são a complementação carinhosa das normas.
Ela é responsável pela edificação do ser humano para integração dele a todas as dimensões do ser e sua realização como pessoa na sua unicidade e dignidade auto-realizadora para ser feliz.
* A criança não nasce pronta, é um ser em construção, em devir,
*O ser humano necessita de formação permanente;
*A presonalidade humana é influênciada pelo ambiente e necessita aproximar o inato do adquirido para caminharem juntos;
*A plasticidade de que é constituído o sistema nervoso do indivíduo, possibilita aos neurônios estabelecer conexões moldadeas pela experiência familiar.


Leila Uzzum