segunda-feira, 27 de julho de 2009

O QUE É BIOENERGÉTICA?










A Bioenergética é uma técnica terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com o seu corpo, e a tirar o mais alto grau de proveito possível da vida que há nele.
É uma aventura de autodescoberta.Difere das formas similares de exploração da natureza do ser por tentar e perseguir o objetivo de compreender a personalidade humana em termos de corpo humano. Segundo Lowem os processos energéticos do corpo determinam o que acontece na mente , da mesma forma que determinam o que acontece no corpo

São exercícios corporais vinculados com a respiração. Lowen os criou partindo do princípio de que a criança, quando é obrigada a suprimir a expressão de sentimentos (o que equivale a suprimir o sentimento em si), desenvolve bloqueios corporais correspondentes à emoção que foi suprimida, diminuindo, assim, a mobilidade e a vitalidade do corpo.

As emoções não expressas ao longo de nossa vida ficam contidas em nosso corpo, formando contraturas, as couraças musculares.

Exemplo, uma criança, quando fica brava, aprende que não deve expressar sua raiva, pois será punida. Para conter essa raiva, ela precisa criar uma tensão no seu corpo e ao mesmo tempo mudar sua respiração.

Provavelmente, irá apertar os maxilares e paralisar a respiração no diafragma, e, às vezes, contrairá também o pescoço. Essas tensões, ao serem repetidas, vão-se tornando crônicas.

Outro exemplo: uma criança está triste e sente vontade de chorar, mas seu choro geralmente incomoda os pais, e, então, ela aprende a contê-lo, fechando o peito, projetando os ombros para a frente e diminuindo a respiração. Mais tarde, quando adulta, embora já não haja motivos para conter suas emoções, essa pessoa terá dificuldades para chorar e também para expressar outros sentimentos como amor, alegria e paixão.

A bioenergética pode ajudar a desbloquear essa expressão, por meio de exercícios para o peito e outros. O trabalho de bioenergética visa, por meio de exercícios e posturas corporais, bem como de técnicas de respiração, desmanchar esses bloqueios.

Existem exercícios para todos os segmentos do corpo: olhos, boca, pescoço, peito, diafragma, pélvis, pernas e pés. Os exercícios permitem a liberação da energia reprimida através de choro, riso, catarse e vibração espontânea do corpo. Estas vivências aliviam as tensões, possibilitando a oportunidade de enxergarmos os nossos comportamentos automáticos e modificá-los. Desta forma conseguimos ser mais reais, mais espontâneos, mais conscientes.

Normalmente, as sessões individuais de 1h15min, e muitas vezes vêm à tona memórias ou lembranças da infância.

Talvez você se pergunte: "Para que preciso de tudo isso?" Você é o reflexo de como foi criado na sua infância. Se você construir um prédio com a fundação torta, não adiantará caprichar nos acabamentos sem corrigir as fundações. Assim é o ser humano. Se temos dificuldades com situações, elas são reflexo de nossa criação. Então, se não liberarmos os sentimentos presos em situações da infância, dificilmente conseguiremos modificar os comportamentos prejudiciais à nossa vida.
A bioenergética nos abre essa chance: a de transformar nossa vida.

3 comentários:

Fernanda Dutra Tiisel disse...

Guerreira!!!!
Amiga querida e todas as horas!!!

"Gosto dos venenos os mais lentos!
As bebidas as mais fortes!
Dos cafés mais amargos!
E os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:
E daí eu adoro voar!!!"

Clarice Lispector

Dulce disse...

Estou sem tempo no momento, mas fico feliz por você também ter um espaço só teu na net. Tenho certeza que aprederei muito com seu blog. Bjs.

Cá disse...

Se tivesse um milhão de amigos e pedisse a cada uma moeda, poderia ser um milionário.
Se tivesse 500 mil amigos, pediria para darmos as mãos e unirmos o País.
Se tivesse 200 mil amigos fundaria uma cidade onde todos se saudassem com um sorriso.
Se tivesse 25 mil amigos a empresa de telefone cortaria a minha linha cada vez que fizesse anos.
Se tivesse 6 mil amigos gostaria de ter 6 mil afilhados.
Se tivesse mil amigos teria duas mil mãos só pra mim.
Se tivesse 365 amigos passaria cada dia do ano com um deles.
Se tivesse 100 amigos teria 100 conselhos.
Se tivesse 4 amigos teria asseguradas as 4 pessoas que carregariam o meu caixão.
Se tivesse 2 amigos seria duas vezes mais feliz.
Mas se tivesse só 1 amiga (E TENHO) não precisaria de ter mais.
Há quem queria ter um milhão de amigos, quando só tu vales por milhões.
"AMIGOS SÃO OS QUE NOS MOMENTOS BONS APARECEM SE OS CHAMARMOS E NOS MAUS...SIMPLESMENTE APARECEM".
POR ISTO ESTAREI SEMPRE AQUI,
BJS.