segunda-feira, 16 de junho de 2014

Amar ou sermos Felizes?



Miguel de Unamo, filósofo, romancista e poeta espanhol; escreveu em seu livro "Do sentimento trágico da Vida"(1913), que toda consciência é a consciência da morte e do sofrimento. Para ele, essas duas percepções são fundamentais para darem significado ao que é ser Humano; e se tentamos nos afastar delas, estamos nos distanciando do que é sermos pessoas de verdade.
Unamo, também dizia que é essencial o reconhecimento da dor para podermos amar, pois apenas quando passamos pelo sofrimento,compreendemos a dor alheia e, somente assim, poderemos amar ao próximo; porque entenderemos realmente o que é viver o que o outro vive.
E isso acarreta uma difícil escolha, Amar ou sermos Felizes? Afinal, para ser feliz não se deve sofrer. A segunda alternativa pode ser a mais fácil, porém nos separa de uma parte de nós mesmos. Martin Heidergger mesmo disse que “Só podemos ter uma vida realmente autentica, quando temos consciência de nossa morte”. Unamano vai mais além, para ele nossa vida realmente tem sentido quando encaramos também a dor, só então, podemos ter uma vida mais profunda e importante.

Fonte: baseado nos textos de "O livro da Filosofia", da GloboLivros

Nenhum comentário: